Bem vindo

Bem vindo

terça-feira, 14 de maio de 2013

Laboratório de Nutrição Animal lançará em breve "Curso de Formulação de Dietas"

Laboratory of Animal Nutrition will offer a course of "Diet Formulation"

O Laboratório de Nutrição Animal desenvolverá no início do primeiro semestre de 2014 um curso para desenvolvimento de formulações de dietas em planilha eletrônica. O objetivo do curso é permitir que usuários dessas ferramentas de análise desenvolvam seu próprio programa de formulação de dietas, bastando para isso o acesso a um banco de análise de alimentos e às demandas nutricionais dos animais.

Como muitos bancos de análise de alimentos e exigências nutricionais dos animais se encontram disponíveis atualmente nas páginas eletrônicas da internet e na literatura especializada disponibilizada no mercado editorial nacional, o objetivo do curso é associar essas informações em uma planilha que atenda as demandas específicas dos seus usuários na formulação de dietas para várias espécies animais, em um processo mais rápido, dinâmico e interativo.

Equipe do Laboratório de Nutrição Animal realiza curso de "Formatação de Banco de Dados e Desenvolvimento de Ferramentas de Análise" em planilha eletrônica

Laboratory of Animal Nutrition provides training to students on spreadsheet analysis tools to research database formatting improvement

Em um curso de quatro dias durante duas semanas, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Tiago Machado dos Santos, e o Prof. Américo Garcez ministraram o Curso de Formatação de Banco de Dados e Desenvolvimento de Ferramentas de Análise em planilha eletrônica. O curso teve todas as suas vagas preenchidas, com a participação de professores e alunos de diferentes cursos da UFPR. O curso possibilitou a familiarização de usuários de planilhas eletrônicas às operações funcionais básicas do software e às novas interfaces de utilização dessas planilhas na análise exploratória de dados, principalmente nas atividades de pesquisa. Também foi apresentado aos participantes do curso algumas funcionalidade estatísticas dessas planilhas como suporte a análise de dados.

O Pós-Graduando Tiago Machado dos Santos ministrando aula no Curso de  Formatação de Banco de Dados e Desenvolvimento de Ferramentas de Análise para planilha eletrônica

Centro de Pastejo e Pesquisa em Forrageiras - UFPR

Unit of Grazing and Research on Forages - UFPR

A Unidade de Pastejo e Pesquisa em Forrageira (UPPF) começa a ser formada no Campus Palotina - UFPR. A preparação da área, de aproximadamente 2,8 ha,  começou em dezembro de 2012. Atualmente o pasto, formado pela forrageira Convert HD364, da Dow Agrosciences, está em fase final de estabelecimento. As próximas etapas envolverão a divisão da área em 16 piquetes, que inicialmente serão utilizados em sistema de lotação intermitente com bovinos.

Preparo inicial - (04/12/12)
Preparo inicial - (04/12/12)
Calagem - 2.4t/ha - (07/12/12)
Repasse com grade aradora - (29/01/13)
Repasse com grade aradora - (29/01/13)
Plantio + Adubação (60kg P2O5/ha) - (31/01/13)
Plantio + Adubação (60kg P2O5/ha) - (31/01/13)
Área com aproximadamente 2 semanas de plantio - (16/02/13)
Área com aproximadamente 4 semanas de plantio - (26/02/13)
Área com aproximadamente 70 dias de plantio - (10/04/13)
Forrageira Convert HD364 com cerca de 70 dias de plantio - (10/04/13)
Equipe do laboratório no dia de controle de invasoras da área experimental. Da esquerda para a direita. Em pé: Dayanna, Renan, Geovane, Tiago e Bruno. Abaixado: André e Américo. (21/04/13).

Área com aproximadamente 120 dias de plantio pronta para uso - (03/06/13)

Área com aproximadamente 120 dias de plantio pronta para uso- (03/06/13)




Corte da forragem aos 150 dias de plantio, com uma massa de aproximadamente 7.000 Kg MS/ha - (31/06/2013)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal em conjunto com o Laboratório de Nutrição Animal passam a contar com área para desenvolvimento da Unidade de Pastejo e Pesquisa em Forrageiras

Em reunião do conselho diretor do Campus Palotina foi aprovado a concessão de uso de área do Campus para desenvolvimento de pesquisa em suporte ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. A área será coordenada pelo Prof. Américo Garcez, coordenador do respectivo programa de pós-graduação e do Laboratório de Nutrição Animal - UFPR. A preparação da área já teve início e em breve serão conduzidos estudos de manejo de forrageiras sob estresse ambiental (nutricional e luminoso) e em condição de pastejo. A Dow Agrosciences tem sido a nossa primeira parceira nas atividades a serem desenvolvidas, permitindo a formação de uma área de capacitação e desenvolvimento tecnológico na linha de forrageiras.