Bem vindo

Bem vindo

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Manejo de forrageiras na UFPR Palotina passa a ser monitorado com o sistema de análise de cobertura do dossel

Pasture management at UFPR Palotina begins to be monitored by Canopy Analysis System

O Centro de Pastejo e Pesquisa em Forrageiras recebeu há poucos dias o sistema de análise de dossel (SunScan) da Delta T Devices - UK. O equipamento, um dos mais avançados no mercado internacional, foi adquirido por meio de recursos do CNPq e será utilizado em pesquisas com Sistemas Silvipastoris na região e no manejo de forrageiras do centro experimental do campus.


O aparelho permite monitorar, por meio do fluxo da radiação na cobertura vegetal, o momento mais adequado à colheita eficiente da forragem. Os múltiplos parâmetros registrados com o equipamento podem ser associados a parâmetros técnicos de uso mais difundido entre produtores possibilitando um manejo mais sustentável das pastagens.

Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura faz visita técnica ao Instituto Agronômico do Paraná – Paranavaí

Study Group on Ruminant Nutrition and Forage Crops has a technical meeting with the Agricultural Institute of Paraná - Paranavaí

Alunos do Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura (GENFOR) fizeram uma visita técnica ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), na Estação Experimental de Paranavaí-PR. Na visita, a equipe foi recepcionada pelos pesquisadores, Dra. Kátia Fernanda Gobbi e Dr. José Jorge S. Abrahão. A pesquisadora Dra. Kátia F. Gobbi fez uma apresentação dos projetos vinculados ao programa de produção animal e forrageiras da unidade, bem como apresentou ao grupo a infraestrutura e os projetos que se encontram em desenvolvimento a campo.

Da esquerda para direita: Dayanna Pastal, Lucas Leffers Neto, Tiago Machado dos Santos, Américo F. Garcez Neto e Kátia F. Gobbi.

Fizeram parte do GENFOR na visita técnica, o professor Dr. Américo Garcez e os alunos da Iniciação Científica (Dayanna Pastal e Lucas Leffers Neto) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (Tiago Machado dos Santos).  A visita possibilitou que os alunos da UFPR pudessem melhor associar o seu conhecimento científico desenvolvido na universidade com as pesquisas que vem sendo conduzidas na unidade do IAPAR, assim como interagir com outros pesquisadores do Paraná.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aula prática de avaliação da disponibilidade de massa de forragem em pastagem

Field class on methodological approach for forage mass evaluation in pastures

A turma do quarto período de Medicina Veterinária em aula prática da disciplina de Forragicultura para avaliação da disponibilidade de massa de forragem. A aula teve a participação do pós-graduando do curso de Mestrado em Ciência Animal, Tiago Machado dos Santos. Na aula os alunos tiveram a oportunidade de entender o processo de amostragem, quanto ao uso de diferentes quadros para coleta de amostras, seu acondicionamento, transporte e pesagem, e medições da altura do pasto. Como base nas informações apresentadas os alunos podem calibrar suas medidas para estimativas da massa de forragem, bem como monitorar a taxa de crescimento das plantas.