Bem vindo

Bem vindo

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Professor da UFPR é autor de capítulo de livro editado pela EMBRAPA

Professor from UFPR is author of chapter book edited by EMBRAPA

O livro “Construção de ideótipos de gramíneas para usos diversos”, lançado recentemente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), conta com um capítulo assinado pelo professor Américo Garcez, da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a doutora Kátia Fernanda Gobbi, pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná. O capítulo descreve as características morfo-anatômicas e fisiológicas das gramíneas associadas à tolerância à seca.


A obra é resultado do esforço coletivo de pesquisadores em diversas disciplinas, oriundos de várias instituições brasileiras de pesquisa e de ensino, motivados pela importância da construção de ideótipos de gramíneas para desenvolvimento de cultivares. O livro foi baseado no encontro técnico-científico promovido pela EMBRAPA – Pecuária Sudeste, onde pesquisadores foram convidados à discutirem os amplos aspectos de adaptação das gramíneas a fatores bióticos e abióticos. Tais adaptações, considerando um país continental como o Brasil formado por distintos ecossistemas naturais e sujeito a variações climáticas cada vez mais marcantes, tornam-se motivo de estudo integrado entre diferentes áreas do conhecimento para permitir uma exploração agrícola efetivamente mais sustentável.

Entre as áreas temáticas abordadas no livro, citam-se o valor nutricional, a consorciação, a produção de sementes, a produção de energia, a tolerância ao frio, geada, déficit de nutrientes, alagamento, seca, ataque de pragas, entre outros. Ao final são apresentados os ideótipos funcionais de gramíneas entre os diversos usos para essas plantas. Nesta publicação, pesquisadores e estudantes terão um conteúdo bem fundamentado que servirá de suporte às decisões de manejo envolvendo as gramíneas para os seus múltiplos usos.