Bem vindo

Bem vindo

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura apresenta trabalhos no IX Congresso Nordestino de Produção Animal

The study Group on Ruminant Nutrition and Forage Crops presents works during the IX Northeast Congress of Animal Production

O professor Américo Garcez, a mestranda Dayanna Pastal e o graduando Eduardo Michelon do Nascimento apresentaram posters de trabalhos científicos desenvolvidos no programa de pós-graduação em ciência animal no IX Congresso Nordestino de Produção Animal, realizado em Ilhéus – Bahia, no período de 11 a 14 de novembro.

Grupo de Estudos de Nutrição de Ruminantes e Forragicultura presente no IX Congresso Nordestino de Produção Animal, em Ilhéus - Bahia. Da esquerda para a direita: Dr. Américo Garcez, Dayanna Pastal (estudante de pós-graduação) e Eduardo Michelon do Nascimento (estudante de graduação).

Os trabalhos apresentados fazem parte das dissertações desenvolvidas dentro do programa  em ciência animal sob orientação do professor Américo envolvendo estudo com diferentes fontes nitrogenadas não protéicas e de carboidratos na alimentação de cordeiros confinados, estudo da ensilagem de cultivar de Pennisetum purpureum com permeado de soro de leite desidratado e Lactobacillus buchneri, bem como o estudo das mudanças estruturais e morfológicas de pastos em sistema de integração lavoura-pecuária.

Ao todo foram cinco posters, sendo três envolvendo o estudo com silagem na avaliação nutricional e de perdas totais acumuladas e relativas, um estudo sobre a caracterização morfológica de pastagens sob sistema de integração lavoura-pecuária, e um estudo sobre o comportamento ingestivo de ovinos confinados alimentados com diferentes fontes nitrogenadas não proteicas e de carboidratos (amido x lactose).

Novos mestres titulam no Programa em Ciência Animal

New masters graduate in the Animal Science Program

Mestrandos do Programa em Ciência Animal defenderam suas dissertações recentemente sob orientação do professor Américo Garcez. Um dos trabalhos foi apresentado pelo estudante Tiago Machado dos Santos, que avaliou os efeitos associados da adição de permeado de soro desidratado (até 30% na MN) e de Lactobacillus buchneri na ensilagem de cultivar de Pennisetum purpureum (Capim Pioneiro). No estudo foram analisados parâmetros nutricionais, perdas acumuladas totais e relativas durante a fermentação, a estabilidade aeróbia e parâmetros fermentativos.

O estudo foi conduzido utilizando a forragem com teor de matéria seca relativamente baixa para os padrões ideais de fermentação, mas comum na maioria das propriedades que utilizam cultivares de Pennisetum purpureum. De acordo com os resultados, pode-se concluir pelo elevado potencial de ensilagem do cultivar Pioneiro, mesmo com teores de matéria seca relativamente baixos. Pelo estudo, sugere-se que a adoção de aditivos ricos em carboidratos e Lactobacillus buchneri só seria mais efetiva caso o cultivar Pioneiro apresentasse maiores níveis de matéria seca na ensilagem.

Banca de defesa do mestrando Tiago Machado dos Santos. Da esquerda para a direita Dr. Sergio Rodrigo Fernandes (UFPR), Tiago Machado dos Santos, Dr. Américo Fróes Garcez Neto (UFPR) e Dra. Kátia Fernanda Gobbi (Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR).

Outro trabalho foi apresentado pela estudante Diana Rosana Vivian, em um estudo com a utilização de ureia convencional na substituição de proteína verdadeira na alimentação de cordeiros confinados. No estudo foram avaliados parâmetros sanguíneos e de desempenho dos animais, em função das doses de ureia nas dietas (0,0; 0,5; 1,0 e 1,5% na MS). A adição de ureia não prejudicou os parâmetros sanguíneos e o desempenho dos cordeiros cruzados Dorper x Santa Inês, os quais tiveram um ganho médio diário de aproximadamente 220g por dia, recebendo dietas com 17% de proteína e 67% de nutrientes digestíveis totais.

Banca de defesa da mestranda Diana Rosana Vivian. Da esquerda para a direita Dr. Cláudio Vaz Di Mambro Ribeiro (UFBA), Dr. Américo Fróes Garcez Neto (UFPR), Diana Rosana Vivian e Dr. José Antônio de Freitas (UFPR).