Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), com a participação de alunos do Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura (GENFOR), do Setor Palotina, foi apresentada entre os dias 15 e 19 setembro no 22nd Congresso Internacional de Pastagens, realizado em Sydney – Austrália.
A pesquisa caracteriza o potencial do cultivar de Pennisetum purpureum - cultivar Pioneiro - na produção de silagem em comparação com a utilização do milho. A busca por outras espécies de forragem na produção de silagem com qualidade e produção equivalente ao milho tem sido um desafio para a comunidade científica à medida que as mudanças climáticas globais tornam certos ecossistemas cada vez mais vulneráveis a um número crescente de dias sob déficit hídrico.
A utilização de cultivar da espécie Pennisetum purpureum cria alternativas viáveis para propriedades que enfrentam esse tipo de problema, por se tratar de uma espécie perene, com alta capacidade produtiva, mais tolerante a seca e com bom valor nutricional. A pesquisa, divulgada em quatro trabalhos científicos, avaliou o comportamento das perdas dessa espécie comparando diretamente com o milho e em combinação com o mesmo na mistura entre plantas e com a adição de grãos. No congresso, os trabalhos foram apresentados pelo professor Dr. Américo Garcez, coordenador do projeto, e o estudante de Mestrado Tiago Machado dos Santos.