O evento de 2017 aconteceu entre os dias 20 e 22 de Setembro, em Bonn, Alemanha. O foco temático do evento desse ano foi sobre o futuro da agropecuária, particularmente em países em desenvolvimento, onde as mudanças nessa área têm acontecido muito rapidamente, muitas vezes sem o planejamento necessário para garantir a adequada sustentabilidade econômica, social e ambiental para os produtores.
A Universidade Federal do Paraná esteve presente no evento, com a participação do professor Américo Garcez, que apresentou painel sobre a “Seleção de dieta e o comportamento ingestivo de cordeiros alimentados com níveis crescentes de permeado de soro de leite”. O trabalho apresentado faz parte da pesquisa desenvolvida dentro do Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura, que tem pesquisado o potencial de aplicação do permeado de soro de leite na nutrição de ruminantes. O trabalho apresentado faz parte do estudo das estudantes de Mestrado Carine Bach e Heloise Maggioni, que estudaram os níveis de permeado na dieta de ovinos, e dá sequência a um projeto anterior desenvolvido com a colaboração da Universidade de Hohenheim – Alemanha, onde o estudante Shimels Wassie avaliou a associação de permeado de soro e milho moído à fontes de nitrogênio não proteico com diferentes taxas de degradação.
Da esquerda para direita: Estudante de doutorado Shimels Wassie (University of Hohenheim) e o Dr. Américo Garcez (UFPR)
Durante o evento, também foi apresentado um painel sobre o uso de tanino e óleo de soja sobre a produção de gás, degradabilidade e fermentação ruminal. Esse painel foi resultado de outra cooperação internacional, envolvendo a Universidade de Wageningen – Holanda (Dr. Jan Dijkstra), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Dr. Daniel Ribeiro Menezes) e a UFPR. O trabalho foi conduzido na Universidade Federal do Vale do São Francisco, sob coorientação do Dr. Daniel Menezes, e cooperação da UFPR, pelo Dr. Américo Garcez, sendo parte da dissertação da estudante Titis Apdini. O trabalho mostrou a eficácia do óleo de soja e do tanino como ferramentas para reduzir a produção in vitro de metano.
Da esquerda para direita: Dr. Américo (UFPR) e a estudante de doutorado Titis Apdini (Wageningen University)
Poster do Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura - GENFOR, Universidade Federal do Paraná, apresentado durante o TROPENTAG 2017.
Abstracts/Posters
Clique aqui para o site do evento (Click here to the meeting website) >>>> TROPENTAG