Bem vindo

Bem vindo

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Professores da Universidade de Hohenheim – Alemanha – visitam a Universidade Federal do Paraná em Palotina

Professors from Hohenheim University - Germany - visit Federal University of Paraná in Palotina

Professores da Universidade de Hohenheim - Alemanha - visitaram a Universidade Federal do Paraná, em Palotina, com o interesse na possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal na área de Integração Lavoura – Pecuária e Sistemas Agroflorestais, com a troca de experiência entre alunos e pesquisadores. Os professores Dra. Uta Dickhöfer e Dr. Marcus Giese fazem parte do Instituto de Produção Animal e do Instituto de Produção Vegetal e Agroecologia, respectivamente, nos quais os estudos são voltados às regiões tropicais e sub-tropicais.

Professores Dra. Uta Dickhöfer, Dr. Américo Garcez e Dr. Marcus Giese na Fazenda Água da Lontra, Paraná, Brasil.

Na visita, entre os dias 16 e 19 de dezembro, os professores foram recebidos pelo professor Dr. Américo Garcez, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, e que desenvolve projetos na área de manejo de pastagens, uso de forragens conservadas e nutrição de ruminantes.  Os pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer o Campus Palotina e suas instalações, bem como o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), agroindústria local e fazendas da região.

A região oeste do Paraná é reconhecidamente uma das mais avançadas em desenvolvimento tecnológico aplicado na agricultura e vem expandindo rapidamente na sua integração com a pecuária e florestas, necessitando de estratégias mais ajustadas às demandas de alta produtividade sustentável para manutenção dos proprietários rurais na sua atividade. De acordo com Dr. Américo Garcez a visita abre possibilidades para o uso abordagens científicas mais qualificadas na solução de problemas que ainda limitam nossa sustentabilidade na produção agrícola e pecuária.

Sistema silvipastoril com Eucalipto e Pastagem de capim Mombaça, configurado com faixas de 10 m de largura e linhas duplas de Eucalipto com 2 x 2 m. Fazenda Água da Lontra, Paraná, Brasil.

Área de Integração Lavoura-Pecuária com o plantio de soja em sucessão a pastagem de capim piatã (Brachiaria brizantha). Fazenda de desenvolvimento tecnológico pertencente a agroindústria local, Paraná, Brasil.

Área de Integração Lavoura-Pecuária com bovinos de corte em pastagem não adubada de capim piatã (Brachiaria brizantha) em sucessão ao cultivo de soja. Fazenda de desenvolvimento tecnológico pertencente a agroindústria local, Paraná, Brasil.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Laboratório de Nutrição Animal será transferido para novo prédio no primeiro semestre de 2014

Laboratory of Animal Nutrition will be relocated to the new Campus building in the first semester of 2014

Desde o seu estabelecimento, com o curso de Medicina Veterinária, o Campus Palotina tem se engajado no apoio ao desenvolvimento e formação qualificada de profissionais com ênfase na Nutrição Animal. Durante quase 20 anos a qualificação de estudantes e a prestação de serviços na área de Nutrição Animal foi amparada em uma estrutura física apoiada pelo trabalho de um grupo de professores dedicados à Nutrição Animal que buscaram os recursos necessários para a construção do atual Bloco de Produção Animal do curso de Medicina Veterinária.

Após anos de trabalho entre diferentes gestores, a UFPR disponibilizará em breve uma estrutura que há anos vinha sendo requisitada como parte da contrapartida institucional para o crescimento qualificado do Campus Palotina na Nutrição Animal. O atual Laboratório de Nutrição Animal do curso de Medicina Veterinária integrará parte das instalações do Bloco IV. No referido bloco, o laboratório terá uma divisão física compatível com normas de segurança, bem-estar e as funcionalidades acadêmicas e de pesquisa que já vem sendo atualmente desenvolvidos, com melhor suporte aos demais cursos que buscam nossos serviços.

Apesar da nova expansão física do laboratório de cerca de 40%, é importante destacar que o Campus Palotina teve durante os seus 20 anos a criação de novos cursos de Graduação com disciplinas de Nutrição Animal, bem como dois cursos de Pós-Graduação que também enfatizam a pesquisa nessa área. Isso demonstra o expressivo papel da UFPR no oeste do Paraná para melhor qualificação de profissionais, desenvolvimento científico e prestação de serviços especializados na Nutrição Animal.

Vista frontal do BLOCO IV, com detalhe onde estará localizado o Laboratório de Nutrição Animal.


Planta baixa com as divisões funcionais do novo Laboratório de Nutrição Animal.