Professores da Universidade de Hohenheim - Alemanha - visitaram a Universidade Federal do Paraná, em Palotina, com o interesse na possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal na área de Integração Lavoura – Pecuária e Sistemas Agroflorestais, com a troca de experiência entre alunos e pesquisadores. Os professores Dra. Uta Dickhöfer e Dr. Marcus Giese fazem parte do Instituto de Produção Animal e do Instituto de Produção Vegetal e Agroecologia, respectivamente, nos quais os estudos são voltados às regiões tropicais e sub-tropicais.
Professores Dra. Uta Dickhöfer, Dr. Américo Garcez e Dr. Marcus Giese na Fazenda Água da Lontra, Paraná, Brasil.
Na visita, entre os dias 16 e 19 de dezembro, os professores foram recebidos pelo professor Dr. Américo Garcez, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, e que desenvolve projetos na área de manejo de pastagens, uso de forragens conservadas e nutrição de ruminantes. Os pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer o Campus Palotina e suas instalações, bem como o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), agroindústria local e fazendas da região.
A região oeste do Paraná é reconhecidamente uma das mais avançadas em desenvolvimento tecnológico aplicado na agricultura e vem expandindo rapidamente na sua integração com a pecuária e florestas, necessitando de estratégias mais ajustadas às demandas de alta produtividade sustentável para manutenção dos proprietários rurais na sua atividade. De acordo com Dr. Américo Garcez a visita abre possibilidades para o uso abordagens científicas mais qualificadas na solução de problemas que ainda limitam nossa sustentabilidade na produção agrícola e pecuária.
Sistema silvipastoril com Eucalipto e Pastagem de capim Mombaça, configurado com faixas de 10 m de largura e linhas duplas de Eucalipto com 2 x 2 m. Fazenda Água da Lontra, Paraná, Brasil.
Área de Integração Lavoura-Pecuária com o plantio de soja em sucessão a pastagem de capim piatã (Brachiaria brizantha). Fazenda de desenvolvimento tecnológico pertencente a agroindústria local, Paraná, Brasil.
Área de Integração Lavoura-Pecuária com bovinos de corte em pastagem não adubada de capim piatã (Brachiaria brizantha) em sucessão ao cultivo de soja. Fazenda de desenvolvimento tecnológico pertencente a agroindústria local, Paraná, Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário