Bem vindo

Bem vindo

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Programa de Mestrado em Ciência Animal - UFPR realiza a sua primeira defesa de dissertação

Master Program in Animal Science - UFPR has its first dissertation defense

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFPR realizou no dia 13 de fevereiro a sua primeira defesa de dissertação. A defesa da dissertação da Mestranda Luciana Helena Kowalski, orientada pelos professores Dr. José Antônio de Freitas (Orientador) e Dr. Paulo Rossi Jr (Coorientador), foi realizada no Setor Palotina, com o trabalho onde foram apresentadas as relações entre caraterísticas reprodutivas e de consumo como medidas para seleção de bovinos Purunã em crescimento para produção de touros melhoradores. O Purunã tem como base da sua formação as raças Aberdeen Angus, Charolês, Canchim e Caracú.

Banca examinadora e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal no dia da defesa da dissertação. Da esquerda para direita: Prof. Dr. Alexandre Leseur dos Santos (UFPR-Palotina), Dr. José Luis Moletta (IAPAR), Luciana Helena Kowalski (Mestranda), Prof. Dr. Paulo Rossi Jr. (UFPR-Curitiba).

A defesa marca o início de outras que acontecerão no decorrer desse semestre, e que encerrarão as atividades da primeira turma de mestrandos ingressos no programa em 2012. O tema da pesquisa da  Luciana Kowalski apresenta alguns aspectos de desempenho produtivo e reprodutivo de Bovinos Purunã, de modo que possam ser usados com critérios mais eficazes em processos de seleção desses animais para consolidação do programa iniciado, e que ainda se encontra em desenvolvimento, pelo Instituo Agronômico do Paraná (IAPAR). A pesquisa foi desenvolvida em uma parceria com o IAPAR, na Fazenda Modelo do instituto em Ponta Grossa-PR.

De acordo com o Dr. José Luis Moletta, pesquisador do IAPAR e um dos membros da banca de defesa, os resultados obtidos na pesquisa serão de grande importância no direcionamento das diretrizes de seleção aplicadas pelo IAPAR na construção da raça Purunã, para atender a demanda da atividade pecuária na produção de animais mais precoces e de alta eficiência na produção de carne. Dando continuidade ao experimento iniciado pela Luciana, o IAPAR pretende agora acompanhar o desempenho da prole dos touros, provados como superiores na pesquisa da Luciana, em fazendas comerciais onde esses animais foram introduzidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário