Bem vindo

Bem vindo

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Professores da Universidade de Hohenheim – Alemanha – visitam a Universidade Federal do Paraná em Palotina

Professors from Hohenheim University - Germany - visit Federal University of Paraná in Palotina

Professores da Universidade de Hohenheim - Alemanha - visitaram a Universidade Federal do Paraná, em Palotina, com o interesse na possibilidade de desenvolver projetos de pesquisa em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal na área de Integração Lavoura – Pecuária e Sistemas Agroflorestais, com a troca de experiência entre alunos e pesquisadores. Os professores Dra. Uta Dickhöfer e Dr. Marcus Giese fazem parte do Instituto de Produção Animal e do Instituto de Produção Vegetal e Agroecologia, respectivamente, nos quais os estudos são voltados às regiões tropicais e sub-tropicais.

Professores Dra. Uta Dickhöfer, Dr. Américo Garcez e Dr. Marcus Giese na Fazenda Água da Lontra, Paraná, Brasil.

Na visita, entre os dias 16 e 19 de dezembro, os professores foram recebidos pelo professor Dr. Américo Garcez, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, e que desenvolve projetos na área de manejo de pastagens, uso de forragens conservadas e nutrição de ruminantes.  Os pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer o Campus Palotina e suas instalações, bem como o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), agroindústria local e fazendas da região.

A região oeste do Paraná é reconhecidamente uma das mais avançadas em desenvolvimento tecnológico aplicado na agricultura e vem expandindo rapidamente na sua integração com a pecuária e florestas, necessitando de estratégias mais ajustadas às demandas de alta produtividade sustentável para manutenção dos proprietários rurais na sua atividade. De acordo com Dr. Américo Garcez a visita abre possibilidades para o uso abordagens científicas mais qualificadas na solução de problemas que ainda limitam nossa sustentabilidade na produção agrícola e pecuária.

Sistema silvipastoril com Eucalipto e Pastagem de capim Mombaça, configurado com faixas de 10 m de largura e linhas duplas de Eucalipto com 2 x 2 m. Fazenda Água da Lontra, Paraná, Brasil.

Área de Integração Lavoura-Pecuária com o plantio de soja em sucessão a pastagem de capim piatã (Brachiaria brizantha). Fazenda de desenvolvimento tecnológico pertencente a agroindústria local, Paraná, Brasil.

Área de Integração Lavoura-Pecuária com bovinos de corte em pastagem não adubada de capim piatã (Brachiaria brizantha) em sucessão ao cultivo de soja. Fazenda de desenvolvimento tecnológico pertencente a agroindústria local, Paraná, Brasil.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Laboratório de Nutrição Animal será transferido para novo prédio no primeiro semestre de 2014

Laboratory of Animal Nutrition will be relocated to the new Campus building in the first semester of 2014

Desde o seu estabelecimento, com o curso de Medicina Veterinária, o Campus Palotina tem se engajado no apoio ao desenvolvimento e formação qualificada de profissionais com ênfase na Nutrição Animal. Durante quase 20 anos a qualificação de estudantes e a prestação de serviços na área de Nutrição Animal foi amparada em uma estrutura física apoiada pelo trabalho de um grupo de professores dedicados à Nutrição Animal que buscaram os recursos necessários para a construção do atual Bloco de Produção Animal do curso de Medicina Veterinária.

Após anos de trabalho entre diferentes gestores, a UFPR disponibilizará em breve uma estrutura que há anos vinha sendo requisitada como parte da contrapartida institucional para o crescimento qualificado do Campus Palotina na Nutrição Animal. O atual Laboratório de Nutrição Animal do curso de Medicina Veterinária integrará parte das instalações do Bloco IV. No referido bloco, o laboratório terá uma divisão física compatível com normas de segurança, bem-estar e as funcionalidades acadêmicas e de pesquisa que já vem sendo atualmente desenvolvidos, com melhor suporte aos demais cursos que buscam nossos serviços.

Apesar da nova expansão física do laboratório de cerca de 40%, é importante destacar que o Campus Palotina teve durante os seus 20 anos a criação de novos cursos de Graduação com disciplinas de Nutrição Animal, bem como dois cursos de Pós-Graduação que também enfatizam a pesquisa nessa área. Isso demonstra o expressivo papel da UFPR no oeste do Paraná para melhor qualificação de profissionais, desenvolvimento científico e prestação de serviços especializados na Nutrição Animal.

Vista frontal do BLOCO IV, com detalhe onde estará localizado o Laboratório de Nutrição Animal.


Planta baixa com as divisões funcionais do novo Laboratório de Nutrição Animal.

domingo, 24 de novembro de 2013

Estudantes do GENFOR apresentam trabalhos científicos no Congresso Nordestino de Produção Animal


As alunas de Iniciação Científica, integrantes do Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura (GENFOR), Dayanna Pastal e Bruna L. Portela apresentaram trabalhos científicos no Congresso Nordestino de Produção Animal, realizado na cidade de Fortaleza – Ceará. Os trabalhos fazem parte da dissertação da Pós-Graduanda Diana R. Vivian, orientada pelos professores Américo Garcez (Orientador) e José Antônio de Freitas (Co-orientador) e mostram como a inclusão de ureia como fonte de nitrogênio não proteico (NNP) pode influenciar os parâmetros sanguíneos e o desempenho produtivo de ovinos.

O uso de fontes não proteicas na nutrição de ruminantes tem sido prática recomendada no planejamento nutricional de vários ruminantes, particularmente entre bovinos. No entanto, muitas vezes o resultado tem sido medido apenas em termos produtivos. No presente estudo, foram utilizados ovinos jovens recebendo doses crescentes de ureia (0; 0,5; 1,0 e 1,5%), que além de terem seu desempenho avaliado, tiveram seus parâmetros sanguíneos monitorados para verificar o grau de segurança que esses animais podem ter ao receberem dietas formuladas com ureia.

A aluna Dayanna Pastal na apresentação do trabalho de pesquisa no Congresso Nordestino de Produção Animal, em Fortaleza, Ceará.

Apesar do desempenho entre as diferentes dietas não ter apontado para vantagens em relação à ureia, o uso da mesma não trouxe prejuízo metabólico aos animais. Sendo uma fonte de nitrogênio mais barata que as proteínas verdadeiras, a mesma pode ser utilizada em substituição a alguns alimentos proteicos verdadeiros, especialmente nos períodos em que esses alimentos tem elevação nos seus custos de comercialização.

domingo, 3 de novembro de 2013

Mestrado em Ciência Animal - UFPR Palotina

Master's degree in Animal Science - UFPR Palotina

O Mestrado em Ciência Animal está com suas inscrições abertas para o processo seletivo 2013. As inscrições vão de 01 a 21 de Novembro de 2013. Informações sobre áreas de concentração, linhas de pesquisa, vagas, orientadores e demais referências para consulta podem ser acessadas no link

Os candidatos inscritos no presente edital farão seleção para ingresso no primeiro semestre letivo de 2014.


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - UFPR Palotina - é apresentada em Congresso na Austrália

Research of the Graduate Program in Animal Science – UFPR Palotina – is presented in congress in Australia

Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), com a participação de alunos do Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura (GENFOR), do Setor Palotina, foi apresentada entre os dias 15 e 19 setembro no 22nd Congresso Internacional de Pastagens, realizado em Sydney – Austrália.

A pesquisa caracteriza o potencial do cultivar de Pennisetum purpureum - cultivar Pioneiro - na produção de silagem em comparação com a utilização do milho. A busca por outras espécies de forragem na produção de silagem com qualidade e produção equivalente ao milho tem sido um desafio para a comunidade científica à medida que as mudanças climáticas globais tornam certos ecossistemas cada vez mais vulneráveis a um número crescente de dias sob déficit hídrico.

A utilização de cultivar da espécie Pennisetum purpureum cria alternativas viáveis para propriedades que enfrentam esse tipo de problema, por se tratar de uma espécie perene, com alta capacidade produtiva, mais tolerante a seca e com bom valor nutricional. A pesquisa, divulgada em quatro trabalhos científicos, avaliou o comportamento das perdas dessa espécie comparando diretamente com o milho e em combinação com o mesmo na mistura entre plantas e com a adição de grãos. No congresso, os trabalhos foram apresentados pelo professor Dr. Américo Garcez, coordenador do projeto, e o estudante de Mestrado Tiago Machado dos Santos.

O Mestrando Tiago M. dos Santos (esq.) e o Professor Américo Garcez (dir.) durante a apresentação dos trabalhos no 22nd International Grassland Congress, Sydney-Austrália.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Grupo de estudo em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura participa de Dia de Campo promovido pelo IAPAR em Santa Tereza do Oeste

Study Group on Ruminant Nutrition and Forage Crops participates of the Field Day organized by IAPAR  in Santa Tereza do Oeste

O Grupo de estudo em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura, bem como professores e alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia participaram, no dia 4 de setembro de 2013, do Dia de Campo promovido pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Santa Tereza do Oeste – PR. No evento foram apresentadas várias alternativas de culturas de inverno para a integração Lavoura – Pecuária. Entre as alternativas para o inverno foram destacadas as potencialidades de diferentes cultivares de Aveia, Triticale e Centeio, além do uso de leguminosas, como o Tremoço e Ervilha forrageira.


Alunos e professores da Universidade Federal do Paraná presentes no Dia de Campo de Inverno - IAPAR

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Manejo de forrageiras na UFPR Palotina passa a ser monitorado com o sistema de análise de cobertura do dossel

Pasture management at UFPR Palotina begins to be monitored by Canopy Analysis System

O Centro de Pastejo e Pesquisa em Forrageiras recebeu há poucos dias o sistema de análise de dossel (SunScan) da Delta T Devices - UK. O equipamento, um dos mais avançados no mercado internacional, foi adquirido por meio de recursos do CNPq e será utilizado em pesquisas com Sistemas Silvipastoris na região e no manejo de forrageiras do centro experimental do campus.


O aparelho permite monitorar, por meio do fluxo da radiação na cobertura vegetal, o momento mais adequado à colheita eficiente da forragem. Os múltiplos parâmetros registrados com o equipamento podem ser associados a parâmetros técnicos de uso mais difundido entre produtores possibilitando um manejo mais sustentável das pastagens.

Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura faz visita técnica ao Instituto Agronômico do Paraná – Paranavaí

Study Group on Ruminant Nutrition and Forage Crops has a technical meeting with the Agricultural Institute of Paraná - Paranavaí

Alunos do Grupo de Estudos em Nutrição de Ruminantes e Forragicultura (GENFOR) fizeram uma visita técnica ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), na Estação Experimental de Paranavaí-PR. Na visita, a equipe foi recepcionada pelos pesquisadores, Dra. Kátia Fernanda Gobbi e Dr. José Jorge S. Abrahão. A pesquisadora Dra. Kátia F. Gobbi fez uma apresentação dos projetos vinculados ao programa de produção animal e forrageiras da unidade, bem como apresentou ao grupo a infraestrutura e os projetos que se encontram em desenvolvimento a campo.

Da esquerda para direita: Dayanna Pastal, Lucas Leffers Neto, Tiago Machado dos Santos, Américo F. Garcez Neto e Kátia F. Gobbi.

Fizeram parte do GENFOR na visita técnica, o professor Dr. Américo Garcez e os alunos da Iniciação Científica (Dayanna Pastal e Lucas Leffers Neto) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (Tiago Machado dos Santos).  A visita possibilitou que os alunos da UFPR pudessem melhor associar o seu conhecimento científico desenvolvido na universidade com as pesquisas que vem sendo conduzidas na unidade do IAPAR, assim como interagir com outros pesquisadores do Paraná.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aula prática de avaliação da disponibilidade de massa de forragem em pastagem

Field class on methodological approach for forage mass evaluation in pastures

A turma do quarto período de Medicina Veterinária em aula prática da disciplina de Forragicultura para avaliação da disponibilidade de massa de forragem. A aula teve a participação do pós-graduando do curso de Mestrado em Ciência Animal, Tiago Machado dos Santos. Na aula os alunos tiveram a oportunidade de entender o processo de amostragem, quanto ao uso de diferentes quadros para coleta de amostras, seu acondicionamento, transporte e pesagem, e medições da altura do pasto. Como base nas informações apresentadas os alunos podem calibrar suas medidas para estimativas da massa de forragem, bem como monitorar a taxa de crescimento das plantas.



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Laboratório de Nutrição Animal melhora sua infraestrutura para análise de alimentos

Laboratory of Animal Nutrition improves its infrastructure to food analysis

O Laboratório de Nutrição Animal da UFPR Palotina passa a contar com novos equipamentos para a análise de fibras e gordura. Os equipamentos são da Ankom Technology - USA e são considerados modelos de referência internacional nas respectivas análises.

Com os equipamentos o laboratório terá melhor fluxo nas análises e melhor qualidade na formação acadêmica e científica de estudantes de graduação e pós-graduação.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Laboratório de Nutrição Animal lançará em breve "Curso de Formulação de Dietas"

Laboratory of Animal Nutrition will offer a course of "Diet Formulation"

O Laboratório de Nutrição Animal desenvolverá no início do primeiro semestre de 2014 um curso para desenvolvimento de formulações de dietas em planilha eletrônica. O objetivo do curso é permitir que usuários dessas ferramentas de análise desenvolvam seu próprio programa de formulação de dietas, bastando para isso o acesso a um banco de análise de alimentos e às demandas nutricionais dos animais.

Como muitos bancos de análise de alimentos e exigências nutricionais dos animais se encontram disponíveis atualmente nas páginas eletrônicas da internet e na literatura especializada disponibilizada no mercado editorial nacional, o objetivo do curso é associar essas informações em uma planilha que atenda as demandas específicas dos seus usuários na formulação de dietas para várias espécies animais, em um processo mais rápido, dinâmico e interativo.

Equipe do Laboratório de Nutrição Animal realiza curso de "Formatação de Banco de Dados e Desenvolvimento de Ferramentas de Análise" em planilha eletrônica

Laboratory of Animal Nutrition provides training to students on spreadsheet analysis tools to research database formatting improvement

Em um curso de quatro dias durante duas semanas, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Tiago Machado dos Santos, e o Prof. Américo Garcez ministraram o Curso de Formatação de Banco de Dados e Desenvolvimento de Ferramentas de Análise em planilha eletrônica. O curso teve todas as suas vagas preenchidas, com a participação de professores e alunos de diferentes cursos da UFPR. O curso possibilitou a familiarização de usuários de planilhas eletrônicas às operações funcionais básicas do software e às novas interfaces de utilização dessas planilhas na análise exploratória de dados, principalmente nas atividades de pesquisa. Também foi apresentado aos participantes do curso algumas funcionalidade estatísticas dessas planilhas como suporte a análise de dados.

O Pós-Graduando Tiago Machado dos Santos ministrando aula no Curso de  Formatação de Banco de Dados e Desenvolvimento de Ferramentas de Análise para planilha eletrônica

Centro de Pastejo e Pesquisa em Forrageiras - UFPR

Unit of Grazing and Research on Forages - UFPR

A Unidade de Pastejo e Pesquisa em Forrageira (UPPF) começa a ser formada no Campus Palotina - UFPR. A preparação da área, de aproximadamente 2,8 ha,  começou em dezembro de 2012. Atualmente o pasto, formado pela forrageira Convert HD364, da Dow Agrosciences, está em fase final de estabelecimento. As próximas etapas envolverão a divisão da área em 16 piquetes, que inicialmente serão utilizados em sistema de lotação intermitente com bovinos.

Preparo inicial - (04/12/12)
Preparo inicial - (04/12/12)
Calagem - 2.4t/ha - (07/12/12)
Repasse com grade aradora - (29/01/13)
Repasse com grade aradora - (29/01/13)
Plantio + Adubação (60kg P2O5/ha) - (31/01/13)
Plantio + Adubação (60kg P2O5/ha) - (31/01/13)
Área com aproximadamente 2 semanas de plantio - (16/02/13)
Área com aproximadamente 4 semanas de plantio - (26/02/13)
Área com aproximadamente 70 dias de plantio - (10/04/13)
Forrageira Convert HD364 com cerca de 70 dias de plantio - (10/04/13)
Equipe do laboratório no dia de controle de invasoras da área experimental. Da esquerda para a direita. Em pé: Dayanna, Renan, Geovane, Tiago e Bruno. Abaixado: André e Américo. (21/04/13).

Área com aproximadamente 120 dias de plantio pronta para uso - (03/06/13)

Área com aproximadamente 120 dias de plantio pronta para uso- (03/06/13)




Corte da forragem aos 150 dias de plantio, com uma massa de aproximadamente 7.000 Kg MS/ha - (31/06/2013)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal em conjunto com o Laboratório de Nutrição Animal passam a contar com área para desenvolvimento da Unidade de Pastejo e Pesquisa em Forrageiras

Em reunião do conselho diretor do Campus Palotina foi aprovado a concessão de uso de área do Campus para desenvolvimento de pesquisa em suporte ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. A área será coordenada pelo Prof. Américo Garcez, coordenador do respectivo programa de pós-graduação e do Laboratório de Nutrição Animal - UFPR. A preparação da área já teve início e em breve serão conduzidos estudos de manejo de forrageiras sob estresse ambiental (nutricional e luminoso) e em condição de pastejo. A Dow Agrosciences tem sido a nossa primeira parceira nas atividades a serem desenvolvidas, permitindo a formação de uma área de capacitação e desenvolvimento tecnológico na linha de forrageiras.